O que é?
O "Círculos Matemáticos de Goiânia (CMG)" é um programa com encontros semanais que visa a aproximação de jovens com idade entre 11 e 17 anos com uma nova forma de aprender Matemática.
A ideia dos círculos matemáticos não é nova. Eles começaram na Hungria por volta de 1900 em paralelo com o nascimento das olimpíadas de matemática. Após fazerem enorme sucesso no leste europeu, Ásia e Estados Unidos, esse projeto chega ao Brasil trazendo uma nova proposta para o ensino da Matemática.
O principal objetivo dos professores do projeto é fazer com que os alunos aprendam a gostar de matemática através de problemas que desafiam o raciocínio lógico. Os estudantes têm a oportunidade de aprenderem sobre diversos tópicos que não são abordados pela grade padrão das escolas como: Princípio da Casa dos Pombos, Indução, Aritmética Modular e outras. Fazemos tudo isso desenvolvendo a curiosidade e autonomia dos nossos estudantes. E o mais importante, nossos alunos são estimulados a sonhar alto: entrar nas melhores universidades do Brasil e do mundo, criar projetos sociais de educação, representar o país nas competições de matemática internacionais e muito mais. Nós acreditamos que uma educação de qualidade é a melhor forma de crescimento social.
Nas nossas aulas, os estudantes serão acompanhados por professores de alto nível acadêmico (muitos deles com mestrado e doutorado) e que também buscarão desenvolver habilidades sócio-emocionais como auto-estima, capacidade de superar desafios e companheirismo através de nossas atividades especiais.
O CMG também é uma excelente forma de se preparar para as Olimpíadas de Matemática regionais, nacionais e internacionais. A seguir, um vídeo sobre a olimpíada internacional de matemática (IMO) realizada no Rio de Janeiro no ano de 2017.
"Matemático não é aquele que acha a matemática fácil, é aquele que gosta do quão difícil a matemática pode ser."
Aos Professores:
- Também temos a missão de formar novos professores que nos ajudem a criar projetos similares (turmas de olimpíada) em diversos lugares de Goiânia. Para isso, o professor deve frequentar os nossos encontros como instrutor voluntário. Ao final do ano, caso o professor tenha frequência de pelo menos 75% nos encontros de um determinado nível, receberá certificado de participação do projeto.
Como Participar?
O projeto é gratuito e aberto à todos. Porém, devido à lotação máxima de alunos por sala, o número de alunos por nível será limitado a 50 vagas. Dessa forma, haverá uma seleção prévias dos estudantes seguindo os itens abaixo:
- Serão privilegiados alunos com premiações nas seguintes olimpíadas: OBM, OMEG, OBMEP (medalha de ouro ou prata). Ainda serão considerados candidaturas de alunos com medalhas em outras olimpíadas (como Canguru e OBI) e premiados com bronze e menção na OBMEP.
- Pelo menos 25% das vagas serão garantidas para alunos que estejam matriculados em escolas públicas. Caso não haja demanda, as vagas restantes serão destinadas à toda comunidade.
- Caso ainda sobrarem vagas, alunos que não obtiveram medalhas no ano anterior terão suas inscrições analisadas.
- Se a demanda for muito alta, existe a possibilidade de selecionarmos alunos através de um teste elaborado pelos professores do projeto.
Observação: Caso exista interesse das instituições apoiadoras ou da sociedade organizada, novas salas poderão ser abertas.
Quero apoiar o projeto!
Existem muitas formas de apoiar nosso projeto, as principais são:- Nos enviando ideias, críticas e sugestões.
- Divulgando nosso projeto nas redes sociais e indicando-o para as pessoas interessadas em olimpíadas de matemática.
- Oferecendo livros e brindes para serem distribuídos aos nossos alunos durante os eventos especiais (batalha matemática, labirinto matemático, círculo estilo russo, competição interna e outras).
- Professores de matemática também podem ajudar nos encontros como instrutores voluntários. Em especial nos encontros estilo círculo russo nos quais a proporção de professores por alunos é bem alta.
- Escolas que possuem alunos participando do projeto podem adotar nossa Política de Boas Práticas para incentivar os estudantes.
- Através do nosso sistema de doações via FUNAPE: